Situado a 120 km da capital mineira, local, considerado uma das Sete Maravilhas da Estrada Real, é excelente destino para se visitar na ‘temporada das flores’
Lírio Foto: Padre Lauro Palú.Faltando pouco mais de um mês para o início da Primavera, a ‘temporada das flores’, muitos turistas já começam a procurar destinos para descansar e aproveitar ao máximo a estação. Em Minas Gerais, um lugar chama a atenção por oferecer tranquilidade e, ao mesmo tempo, convivência direta com a natureza: o Santuário do Caraça (Estrada do Caraça, KM9 – entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara). Lá é possível encontrar grande variedade de espécies de plantas e é considerado uma das mais importantes reservas ecológicas do país. Quem quiser ver tudo isso de perto, é bom se adiantar, pois nesse período o local fica ainda mais concorrido e, em virtude da pandemia, o número de hóspedes e visitantes é restrito.
Márcio Mol, gerente geral do Santuário do Caraça, destaca as belezas naturais que encantam os turistas. “O complexo Santuário do Caraça conta com 12.500 hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado. Além disso, oferece ao turista, diversas trilhas, das mais curtas até às que levam horas de caminhada, passando por belíssimas paisagens e chegando a incríveis cachoeiras. Durante as caminhadas pelas trilhas, os visitantes podem contemplar as maravilhas da biodiversidade caracense, que abriga espécies da flora endêmicas, algumas ameaçadas de extinção”, explica.
Segundo Márcio Mol, no local já foram registrados exemplares de plantas que só podem ser encontradas no Santuário do Caraça. “Já foram documentadas 241 espécies de pteridófitas, como a Huperzia rubra, hoje chamada Phlegmariurus ruber, além de espécies de candeias, vellozias, canjerana, lírios e ipês-amarelos e mais de 1.400 espécies de fanerógamas, sendo as famílias mais ricas as orquidáceas, bromeliáceas, eriocauláceas, rubiáceas, mirtáceas, melastomatáceas. Cerca de 80 espécies destas famílias estão na lista oficial de plantas ameaçadas de extinção em Minas Gerais e dentre as 210 espécies de orquídeas já documentadas, nove estão ameaçadas no Estado”, completa.
O complexo do Santuário do Caraça ainda abriga um lindo jardim e grande variedade de plantas medicinais, adiciona Márcio Mol. “Os dois picos mais altos da Serra do Espinhaço estão dentro da reserva natural do Santuário do Caraça: o Pico do Sol, que fica a 2.072 metros de altitude, e o Inficionado, com 2.068 metros; neles são encontradas diversas espécies de plantas que só sobrevivem em matas nebulares e campos rupestres acima de 1.900 metros de altitude”.
Comentários
Postar um comentário